Sebastien Loeb e Peugeot dominaram o dia de Sábado

Com um surpreendente dia de sol que contrariou as previsões climatéricas, Montalegre recebeu o primeiro dia da segunda prova do Campeonato Mundial de Rallycross onde o equilíbrio de andamentos foi nota dominante.

Nos treinos livres ficou patente a potencialidade dos Peugeot 208 que chegaram a ter as três melhores posições durante a manhã. De tarde acabaram por confirmar essa superioridade nas duas primeiras qualificações.

Sebastien Loeb venceu a Q1 de forma incontestada ao rodar quase isolado na sua série, conseguindo de seguida o 2º posto na Q2, mas nesta última foi outro Peugeot a liderar a tabela classificativa pelas mãos de Timmy Hansen. Na Q2 Loeb teve de estar atento aos adversários nas duas primeiras voltas e não pôde efectuar toda a corrida "limpa" como na qualificação anterior.

Mattias Ekstrom conseguiu colocar o Audi S1 no 3º posto fruto de duas presenças regulares nas séries onde correu, ao passo que o melhor dos VW Polo só surge no 4º lugar por intermédio do campeão Johan Kristoffersson. Andreas Bakkerud, já perfeitamente adaptado ao Audi S1 foi 5º, melhor um lugar que Petter Solberg que não foi além do 6º lugar. O norueguês teve um péssimo início com o 10º posto na Q1, melhorando com o 4º posto na Q2.

O melhor dos Hyundai i20 foi o de Niclas Gronholm no 7º lugar logo seguido do Renault Megane de Guerlain Chicherit que tem revelado uma eficiência notável nas partidas. Kevin Eriksson com o melhor dos Fiesta e Kevin Hansen com o terceiro Peugeot fecharam o "top ten" após a segunda qualificação.

Os portugueses Mário Barbosa e Joaquim Santos tiveram nas electrónicas dos seus carros uma verdadeira "dor de cabeça", Santos só conseguiu completar uma qualificação e Barbosa não chegou ao final de nenhuma.

Nos Super 1600 o lituano Rokas Baciuska impôs-se em toda a linha e é o líder após este primeiro dia. Os Citroen C2 de Jimmy Terpereau e Maximilien Eveno ficaram nos lugares seguintes. Marius Bermingrud num Citroen DS3 e Josef Susta num Skoda Fabia completaram os cinco melhores.

Os portugueses presentes tiveram um dia atribulado. Hélder Ribeiro capotou nos treinos livres mas conseguiu recuperar o Citroen C2 para a Q2. Mário Teixeira envolveu-se num toque com Pavel Vimmer na Q1, acabando ambos fora dessa qualificação e com o português a ter ainda uma desclassificação pelos excessos na manobra.
Na prova de suporte Crosscar, não havendo ainda resultados da Q2, verificamos o esperado domínio do piloto Pedro Rosário. O piloto barrosão João Pires conseguiu um feliz 6º lugar.