Sobre o Rallycross

Sobre o Rallycross

O Rallycross é uma combinação entre ralis e corridas de circuito. São corridas agressivas porta-com-porta, de duração curta - sprint, em superfícies mistas (terra e asfalto) em autódromos tipo anfiteatro. Pilotos de alto perfil ao volante de Supercars RX  com mais de 600bhp e capacidade de acelerar de 0-100 km/h em menos de dois segundos - mais rápido do que um carro de F1.

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Qual é a história do rallycross?

O Rallycross foi inventado por Robert Reed, produtor do programa desportivo "World Sport" da ITV na década de 60. O primeiro evento ocorreu em Lydden Hill, Inglaterra, a 4 de Fevereiro de 1967, e rapidamente se tornou uma instituição como desporto de sábado à tarde no Reino Unido, sendo transmitido tanto na ITV como na BBC. A popularidade do rallycross logo se espalhou, com o primeiro evento no continente europeu a ter lugar na Holanda, em 1969, seguido pelo Scandinavian Rallycross, na Suécia, dois anos depois. Neste momento é um estonteante espectáculo global que atrai estrelas como Sébastien Loeb, Petter Solberg, Ken Block, Tanner Foust e Jacques Villeneuve

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Como funciona o rallycross?

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Cada evento é composto de uma sessão de treinos livres, quatro mangas de qualificação cronometradas, duas semifinais em formato knock-out, e uma final. Há quatro mangas de qualificação com um máximo de cinco carros a arrancar a par em cada corrida ao longo de cinco voltas.

SESSÃO DE QUALIFICAÇÃO 1: Posições de arranque são determinados por um sorteio que é realizado de antemão.

SESSÃO DE QUALIFICAÇÃO 2 a 4: Posições de arranque determinadas de acordo com a classificação cronometrada da manga de qualificação anterior. Isto segue o mesmo formato até à manga de qualificação 4.

Após as mangas de qualificação, haverá uma classificação intermédia de acordo com o total de pontos de cada piloto, somados das quatro mangas (veja secção de pontuação abaixo).

Semifinais

Cada semifinal terá seis concorrentes, dispostos numa grelha de dois por dois e cada semifinal terá seis voltas. Os 12 melhores pilotos, de acordo com a pontuação da classificação intermédia, qualificam-se para as meias-finais. O vencedor, o segundo e o terceiro classificados de cada uma das duas semifinais qualificam-se para a final.

Finais

A final terá também seis concorrentes, dispostos ao longo de três linhas e terá também seis voltas. O vencedor da semifinal com o maior número de pontos no evento arranca no lado 'pole-position' da grelha, seguido pelo outro vencedor da semifinal.
O mesmo procedimento será utilizado entre os dois pilotos segundos classificados e os dois terceiros classificados.
O vencedor da final será o vencedor do evento. As posições 1 a 6 na classificação final serão de acordo com o resultado da final. Os restantes pilotos serão classificados de acordo com os pontos marcados no evento.

O que é a Joker Lap?

A Joker Lap é uma secção alternativa de pista que adiciona pelo menos dois segundos ao tempo da volta, e pela qual cada piloto deve passar obrigatoriamente uma vez em cada corrida, semi-final e final. O erro de não passar pela Joker Lap é penalizado em 30 segundos nas mangas de qualificação, ou ser classificado em último e perder os pontos em caso de o erro ser na semifinal ou final.

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Como são atribuídos os pontos?

Os pilotos pontuam para o Campeonato em três fases do evento.

Os 16 melhores pilotos após as quatro mangas de qualificação (classificação intermédia)  somam pontuação, começando em 16 pontos para o melhor classificado, descendo até 1 ponto para o 16º lugar.

Os melhores 12 qualificam-se para as semifinais de seis carros, nas quais são atribuídos de forma decrescente: 6 pontos para o vencedor, descendo até 1 ponto para o sexto lugar. Os três primeiros classificados de cada semifinal qualificam-se para a final.

A pontuação para as finais é a seguinte:

  • 1º: 8 pontos
  • 2º: 5 pontos
  • 3º: 4 pontos
  • 4º: 3 pontos
  • 5º: 2 pontos
  • 6º: 1 ponto

A pontuação máxima para um evento é de 30 pontos (16 + 6 + 8). Todos os pontos marcados em todas as 12 rondas do campeonato contam.

O campeonato de equipas inclui todos os pontos marcados pelos dois pilotos da equipa em todos os eventos. Pelo menos um piloto da equipa deve alinhar em todos os 13 eventos. O segundo carro pode ser conduzido por diferentes pilotos e vai marcar pontos para a equipa, não importando quem está a pilotar.

Que classes existem?

No Campeonato Mundial FIA de Rallycross, existem as seguintes classes:

SUPERCAR: Categoria Raínha. Hot hatchs / Super mini transformados em carros de corrida de topo pela utilização de motores turbo, de dois litros, chegando a 600bhp e tração às quatro rodas. Aceleram de 0-100km/h em 1,9 segundos - mais rápido do que um carro de F1.
SUPER1600: Hot Hatches de tracção frontal, com motores de 1600cc, onde muitos dos melhores pilotos Supercar evoluíram, incluindo Doran, Timerzyanov, Bakkerud e Nitiss.
TOURINGCAR: Carros de tracção traseira e motores de dois litros. Carros produzidos com tracção frontal podem ser convertidos para tracção traseira. Interpretação século 21 dos carros de rallycross tradicionais e também uma categoria de desenvolvimento para os pilotos Supercar.
RX LITES: Categoria com especificações idênticas, de 310bhp , motor central, carros com quatro rodas motrizes construídos pela Olsbergs MSE. Categoria de suporte incluída em eventos selecionados do World RX.

ESPECIFICAÇÕES DOS CARROS

SUPERCAR

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Potência: 600bhp
Peso Min: 1300 kg inc. condutor
Caixa de velocidades: livre (mudanças manuais, sem ajudas de motorista, sem paddle shift, etc). Tipicamente cinco ou seis velocidades sequencial
Torque: 900nm
Cilindrada: 2050cc, Turbo  (com restritor de 45 mm)
0-100km / h: 1.9 segundos
Rodas: diâmetro 17 polegadas, max 250 milímetros de largura
Pneus: Cooper Tire 205 / 260-17 ou 225 / 640-17 seco (piso moldado) ou 210/635 R17 wet (piso moldado) pneus de controlo. Um jogo de cada.
Combustível: P1 Racing Fuel, 102 octanas, combustível com controlo FIA-spec

RX LITES

Potência: 310bhp
Peso Min: 1210 kg inc. condutor
Caixa de velocidades: 6 velocidades sequencial Sadev
Torque: 300 Nm
Cilindrada: 2400cc, naturalmente aspirado