Petter Solberg vence MontalegreRX 2016

O Campeonato Mundial de Rallycross (WRX) iniciou-se em Montalegre com um fim de semana de altíssimo nível. No dia de Domingo tivemos sol e calor, lotação esgotada, muita luta em pista e resultados inesperados.

Durante a manhã Mattias Ekstrom estendeu o domínio registado no Sábado, chegando ao final das quatro mangas de qualificação na liderança da prova com o Audi S1. Petter Solberg recuperou andamento e conseguiu subir ao 2º lugar ao final da manhã.

Joahn Kristoffersson mantinha a esperança de repetir o triunfo do ano passado, ao colocar o VW Polo no 3º lugar. Atrás deste estava Andreas Bakkerud numa excelente estreia do Ford Focus RS que a equipa assume ainda está no início do desenvolvimento. Robin Larrson num Audi A1 estava no lugar seguinte, na frente de outro Audi da EKS, o de Topi Heikkinen. Sebastien Loeb posicionava o melhor Peugeot 208 no 7º lugar. Ken Block esteve melhor hoje do que no Sábado mas não escapou aos últimos lugares e ficou fora das semi-finais.

Na semi-finais disputadas ao início da tarde dá-se o golpe de teatro: Mattias Ekstrom não conseguiu ir além do 4º posto na sua semi-final e ficava fora das finais. O homem mais rápido em pista acabava fora dos seis primeiros lugares no arranque do campeonato.

Andreas Bakkerud chegou às finais depois de uma volta derradeira volta na sua manga absolutamente louca com sucessivas trocas de posições no 3º lugar e com toques que deram que falar. Sebastien Loeb conseguiu colocar o Peugeot 208 nas finais com o 2º lugar na semi-final 1, a tal que deixou Ekstrom de fora.

Com Petter Solberg a partir da pole-position e Joahn Kristoffersson ao seu lado, tivemos uma final de cortar a respiração com lutas, carambolas e toques. Solberg saltou para a frente e quando efectua a sua "Jocker Lap" toca em violentamente em Kristoffersson à saída, arrumando a corrida do sueco da VW, e a seguir Andreas Bakkerud toca em Loeb e arruma também ele a corrida do francês. Solberg acabou por ser advertido no final, mas manteve o seu triunfo.

Robin Larsson esteve longe da confusões e garantiu um precioso 2º lugar a 0,8s de Solberg, e na frente de Topi Haikkinen que não evitou as carambolas mas "salvou a face" da equipa HKS com esta subida ao pódio. Andreas Bakkerud confirmou as boas indicações do Focus com o 4º lugar final muito perto do trio do pódio.

No Super 1600 o triunfo foi do vice-campeão Ulrich Linnemann no Peugeot 208, mas o ponto alto foi a subida de Mário Barbosa ao 2º lugar com o Citroen Saxo Kit-car. Timur Shigabutdinov completou o pódio com o Renault Twingo.

Resultados completos »