Mattias Ekstrom Começa Temporada A Vencer

Campeão em exercício Mattias Ekstrom venceu um dos 2017 FIA World Rallycross Championship apresentado pela Monster Energy em Barcelona, ​​depois de ter uma vitória luzes para a bandeira ao volante do seu Audi S1 ​​EKS RX quattro. O alemão Timo Scheider terminou em segundo lugar no seu MJP Racing-run Ford Fiesta RXS Supercar depois de uma deslumbrante condução que viu o alemão também terminar como qualificador de topo na fase de Classificação Intermediária. Andreas Bakkerud, da Hoonigan Racing Division, ficou em terceiro lugar no Ford Focus RS RX Supercar.

No Campeonato Europeu de Rallycross da FIA, apresentado pela Monster Energy (Euro RX), onde o Barcelona marcou a primeira das cinco rodadas foi o sueco Anton Marklund que conquistou a vitória no Volkswagen Polo da Marklund Motorsport. O Tamas Pal Kiss da Hungria e o irlandês Ollie O’Donovan terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

“Ontem foi provavelmente o mais desafiador da minha carreira RX”, admitiu o vencedor do Barcelona RX Ekstrom. “Mas hoje o viramos – ter uma boa e limpa corrida no Q3 e no Q4 e estar na pole para a semifinal foi a chave. Tenho de dizer que estou super impressionado com Timo – para vir de uma equipe de gestão privada e de liderança após Q4 é muito impressionante. Acho que vamos ver o ano mais equilibrado no World RX até agora e estou muito animado para ver tantos carros na série e com tão pouca diferença de tempo entre eles – vai ser uma temporada fantástica à frente “.

Além de ganhar o evento, Mattias Ekstrom também leva para casa o cobiçado Monster Energy Super Charge Award – um troféu concedido ao motorista que tem o tempo de reação mais rápido fora das luzes durante a corrida final do evento.

O vice-campeão Scheider tornou-se apenas a 11ª pessoa na história do RX do mundo a terminar como Top Qualifier [TQ] no final das quatro sessões de qualificação do evento. O dois vezes campeão DTM assumiu a história: “Fiquei muito surpreendido ao ser TQ após quase nenhum teste antes de chegarmos a Barcelona. É impressionante e eu tenho que agradecer à equipe por todos os seus esforços – que veio para a Espanha sem expectativas e ter sido na final foi incrível. Este é um dos momentos mais especiais na minha vida de corrida. Tenho de dizer que estou muito impressionado com o carro, mas eu ainda tenho muito a aprender, então estamos testando amanhã e também mais tarde na semana. Passei 16 anos em DTM, mas agora estou amando a vida em rallycross. ”

O terceiro colocado, Bakkerud, teve um dia de abertura conturbado depois que ele caiu na primeira curva e não conseguiu completar o resto do Q2. Bakkerud explicou: “Ontem foi difícil e meu coração afundou depois do que aconteceu, mas hoje tem sido uma experiência totalmente diferente. Depois que toda a equipe trabalhou tão duro durante o inverno com o carro, é ótimo poder recompensá-los com um passo no pódio. É ótimo estar lá em cima lutando com os pilotos DTM – em rallycross, temos motoristas de corridas de pista, drifting, rallycross e todas as formas de corridas de circuito, por isso é ótimo estar no pódio com duas estrelas DTM e em uma Fórmula Um local. Há tanta concorrência agora em rallycross com cinco fabricantes diferentes – eu amo este esporte e é incrível para ver tantos novos pilotos nesta temporada. Também é ótimo ver os motoristas entrar e fazer tão bem, então um grande bem feito para Timo “.

PSRX Volkswagen Petter Solberg e Johan Kristoffersson agora lideram a classificação das equipes depois que os dois pilotos chegaram à final e coletaram mais pontos coletivamente. Depois de vencer a semi-final, Kristoffersson começou na primeira fila da final, mas seu Volkswagen Polo parou na linha de largada, o que significou que o sueco não conseguiu pegar o resto do grupo para o restante da corrida, terminando em sexto. Solberg ficou em terceiro lugar até que Bakkerud ultrapassou o dois vezes Campeão Mundial de RX na primeira curva da quarta volta. Solberg terminou a corrida em quarto lugar com o Team Peugeot-Hansen Timmy Hansen quinto no Peugeot 208 WRX Supercar.

Em outra parte, o nove campeão do WRC, Sebastien Loeb, não chegou às meias-finais após uma rodada no terceiro trimestre devido a um eixo de transmissão quebrado. O Ken Block da América fez a semi-final de hoje, mas foi negado um lugar na final depois de terminar em quarto na semifinal um tendo tendo seu Joker Lap na volta cinco e perder uma posição.

Na rodada do Campeonato da Europa de Rallycross da FIA para o TouringCar, foi o sueco Philip Gehrman que levou a vitória em seu Ford Fiesta. Anders Braten e Per Magne Royras terminaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, para se tornar um norueguês um-dois-três.

Paul Bellamy, Director Executivo Mundial da IMG, comentou: “Temos uma grelha ultra-competitiva em 2017 e hoje vimos quatro fabricantes diferentes representados na final, o que é fantástico para o nosso desporto. Parabéns a Mattias por vencer a primeira rodada da temporada, que foi bem merecida após um forte desempenho da EKS durante o fim de semana. Tivemos uma multidão de 25.000 no fim de semana que é um excelente começo para a nossa temporada. Com a quantidade de talento no RX Mundial este ano, é justo dizer que um número de motoristas poderia levantar o troféu de pilotos em nossa temporada mais próxima em Cape Town de 11-12 de novembro.

O Campeonato Mundial de Rallycross da FIA, apresentado pela Monster Energy, será retomado em Portugal dentro de três semanas (22-23 de Abril), enquanto a World RX viaja para Montalegre para a segunda ronda.

Resultados
Os resultados completos do World RX of Barcelona podem ser encontrados no seguinte link: www.fiaworldrallycross.com/results